Photobucket

domingo, 16 de outubro de 2011

SESC promove o Seminário “Olhares sobre o Meio Ambiente” em Ribeirão Preto

(Reprodução)












Com a participação de renomados palestrantes, Seminário discute as questões ambientais da atualidade

Fonte: Comunicação SESC RP

De 18 a 22 de outubro, o SESC Ribeirão Preto promove o Seminário “Olhares sobre o Meio Ambiente” com diversas atividades que buscam aprofundar a reflexão sobre as questões ambientais e a adoção de atitudes conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.

Com uma ampla programação que inclui palestras, mesas redondas, vivência e a exibição de um filme, o Seminário traz renomados profissionais que vão discutir temas atuais e de suma importância como sustentabilidade; as reservas de água no planeta; restauração ecológica; o risco dos agrotóxicos; os crimes ambientais, entre outros. Para tratar destes assuntos, foram convidados mestres e doutores de importantes universidades e especialistas sobre questões relacionadas ao Meio Ambiente, como o jornalista Washington Novaes, que foi o consultor do “Primeiro Relatório Brasileiro para a Convenção da Diversidade Biológica”, dos “Relatórios sobre Desenvolvimento Humano” da ONU.

Jornalista há 53 anos, Washington Novaes já ganhou diversos prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e ligados à área ambiental, entre eles o prêmio do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Serra da Estrela (Portugal); o troféu Golfinho de Ouro; o Prêmio Esso Especial de Meio Ambiente; o Prêmio Unesco de Meio Ambiente 2004 e o Prêmio Prof. Azevedo Netto 2004, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Programação Completa

Dia 18 – Terça-feira

17h30 Credenciamento

19h Abertura e apresentação do Programa EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Com Fábio Vasconcelos. Biólogo, assistente da Gerência de Programas Socio-educativos do SESC São Paulo.

Palestra

OS NOVOS LIMITES NO MUNDO

AS GRANDES AMEAÇAS: CLIMA E USO DE RECURSOS ALÉM DA CAPACIDADE DE REPOSIÇÃO DO PLANETA. O QUE FAZER PARA MUDAR? O QUE ESPERAR DA RIO + 20?

Com Washington Novaes.

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, Washington Novaes é jornalista há 53 anos. Foi repórter, editor, diretor ou colunista em várias das principais publicações brasileiras: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Última Hora, Correio da Manhã, Veja e Visão.

Na televisão, foi durante sete anos editor-chefe do Globo Repórter e editor do Jornal Nacional, da Rede Globo, além de comentarista de telejornais das Redes Bandeirantes e Manchete, e do programa Globo Ecologia. No “Globo Repórter” dirigiu documentários como “Amazonas – a pátria da água” e “As crianças do reino do Porantim (roteiros de Thiago de Mello), “A doença dos remédios”, “O conto do vestibular” e “O caso Ângela Diniz”, entre outros.

Como produtor independente de televisão, dirigiu as séries “Xingu – a terra mágica”, “Kuarup”, “Pantanal” e “Xingu – a terra ameaçada”. Ganhou vários prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e televisão, entre eles medalhas de ouro e prata em festivais mundiais de televisão em Nova York, Havana, Seul e Portugal, o Prêmio de Jornalismo Rei de Espanha, o prêmio do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Serra da Estrela (Portugal), o troféu Golfinho de Ouro e o Prêmio Esso Especial de Meio Ambiente. Ganhou também o Prêmio Unesco de Meio Ambiente 2004 e o Prêmio Prof. Azevedo Netto 2004, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Foi Secretário de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal nos anos de 1991 e 1992.

Tem vários livros publicados, entre eles “Xingu” (Brasiliense), “A quem pertence a informação” (Nova - Assessoria e Publicações), “A Terra pede água” (Sematec/BSB) e “A Década do Impasse” (Editora Estação Liberdade). Também participa de vários livros com outros autores.

Foi consultor do “Primeiro Relatório Brasileiro para a Convenção da Diversidade Biológica”, dos “Relatórios sobre Desenvolvimento Humano” da ONU, de 1996 a 1998, e sistematizador da “Agenda 21 Brasileira - Bases para a Discussão”. Em 2001, realizou para a TV Cultura a série de cinco programas “Desafio do Lixo”, gravada em nove países e 10 Estados brasileiros; nos anos seguintes, além dos documentários “Primeiro Mundo É Aqui”, sobre biodiversidade, “A Década da Aflição” e “Depois da Rio + 10” (2002), ambos sobre a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, na África do Sul, realizou “Cerrado Urgente” (2003), sobre a situação dramática do segundo maior bioma brasileiro, ameaçado de extinção, “Biodiversidade – No Rastro do Cometa” (2004), sobre a biodiversidade na cidade de São Paulo, sua perda e os problemas decorrentes, além de um documentário sobre a Caatinga.

Em 2007, como produtor independente de televisão, produziu e dirigiu a série “Xingu - a terra ameaçada” exibida na TV Cultura e Rede Brasil em 16 episódios; a série ganhou o prêmio internacional no Festival de Cinema Ambiental de Portugal. Representou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 brasileira.

Em 2009, recebeu o título de “doutor honoris causa” pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é colunista dos jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Popular” (de Goiânia, onde vive). Na TV Cultura de São Paulo, é supervisor de Biodiversidade e comentarista do programa “Repórter Eco”. Também tem participado de discussões sobre problemas brasileiros em seminários e workshops em quase todos os Estados do Brasil.

Dia 19 – Quarta-feira

14h - Mesa RedondaRESERVAS DE ÁGUA NO PLANETA

Com Carlos Eduardo Nascimento Alencastre. Engenheiro Civil pela Instituição Moura Lacerda, especialista em Saneamento e Gestão Ambiental e diretor da Bacia do Pardo Grande (Regional DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica de Ribeirão Preto)

SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, ESGOTAMENTO SANITÁRIO E TRATAMENTO DE ESGOTOS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO

Com Joaquim Ignácio da Costa Neto. Engenheiro Civil e Superintendente do DAERP - Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto.

Mediador: Daniel Fonseca de Andrade. Biólogo, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de South Bank, doutorando em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da USP / SP (PROCAM), professor universitário e consultor em Educação Ambiental.

16h - Palestra

RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DE MATAS CILIARES NO BRASIL E SUAS RELAÇÕES COM O CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO

Com Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues. Doutor em Biologia Vegetal (UNICAMP), professor titular do Departamento de Ciências Biológicas ESALQ / USP.

19h - Exibição de filme

O VENENO ESTÁ NA MESA

Dir. Silvio Tendler (Brasil, 2011, documentário, 50min, cor). Classificação: Livre.

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consomem os produtos agrícolas. A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente.

20h - Palestra

OS AGROTÓXICOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS

Com Alexandre Rossi. Advogado com doutorado pela USP e docente na UNESP Universidade Estadual Paulista.

Dia 20 – Quinta-feira

14h - Palestra

CRIMES AMBIENTAIS

Com Eliana Viési Velocci Ramia. Analista Ambiental, mestre em Plantas Medicinais e responsável pela base avançada do IBAMA - Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis em Ribeirão Preto.

15h30 - Palestra

PUBLICIDADE DIRIGIDA ÀS CRIANÇAS: IMPACTOS E CONSEQUÊNCIAS

Com Roberta Nardi. Cientista Social, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Publicidade e Mercado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Assistente de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.

19h - Palestra

PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS

Com Prof. Marcelo Pereira. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo , doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Titular da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

20h15 - Palestra

MEIO AMBIENTE E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Com Daniel Fonseca de Andrade. Biólogo, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de South Bank, doutorando em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da USP / SP (PROCAM), professor universitário e consultor em Educação Ambiental.



Dia 21 – Sexta-feira

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS

(A programação do dia 21 é direcionada a alunos de escolas públicas e particulares e às crianças do Programa Curumim e Esporte Criança do SESC).

9h e 14h - Bate papo

PROBLEMAS E SOLUÇÕES PARA A PRESERVAÇÃO DO AQÜÍFERO GUARANI

Com Ronaldo Endo Kami. Mestre em Educação Ambiental (UNESP / Rio Claro); especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos (CRHEA / EESC / USP) e biólogo (FFCLRP / USP).

10h e 15h - Espetáculo teatral

ATÉ ONDE O VENTO LEVAR

Com Grupo Pasárgada. Uma fábula sobre meio ambiente, qualidade de vida e cidadania, baseada no livro homônimo de José Geraldo Rocha.

Dia 22 – Sábado

10h - Vivência

O DESENHO E A NATUREZA
Com Gabriela Brioschi, artista visual, escritora e arte-educadora.

14h - TARDE DE AUTÓGRAFOS
Dos livros Dr. Lix, Plantas do Brasil e Bichos do Brasil, de Gabriela Brioschi.


Seminário Olhares Sobre o Meio Ambiente
De 18 a 22 de outubro

Informações e inscrições na Central de Atendimento do SESC Ribeirão Preto ou pelo email: seminariomeioambiente@ribeirao.sescsp.org.br

A inscrição será confirmada mediante o pagamento da taxa.

Inscrições:

R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino); R$ 10,00 (trabalhador no comércio de bens e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Capacidade: 202 Vagas.


SESC Ribeirão Preto
Rua Tibiriçá, 50, Centro

Leia mais em: SESC Ribeirão Preto - Portal SESC SP


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.