Photobucket

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Oficina de Redação prepara vestibulandos em Ribeirão Preto

Professor Luiz Cláudio Jubilato (Divulgação)
















“Oficina de Redação do Criar para Unicamp, Unesp e Fuvest” acontece no dia 17 de setembro (sábado), às 10h00, na Fnac RibeirãoShopping. A entrada é gratuita

Fonte: Verbo Nostro Comunicação Planejada

Saber escrever uma boa redação na prova de um vestibular, é fundamental para quem quer garantir uma vaga nas universidades mais disputadas do País. Em muitos casos, é a redação que decide a aprovação do aluno, ou até mesmo, a sua desclassificação no exame. Para preparar os vestibulandos nesta etapa decisória do vestibular, o Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa – em parceria com o site Virando Bixo e a Fnac, promove, no dia 17 de setembro(sábado), a “Oficina de Redação para Unicamp, Unesp e Fuvest”, com o professor Luiz Cláudio Jubilato, especialista em vestibulares, Redação e Língua Portuguesa. O evento acontece às 10h00, na Fnac RibeirãoShopping e a entrada é gratuita.

Na oficina, o professor Luiz Cláudio pretende mostrar aos participantes que o método mais seguro para expor bons argumentos em uma redação dissertativa é a leitura. Segundo ele, o aluno precisa ter um “repertório” de ideias sobre diversos assuntos, ou seja, cultura geral. A partir daí, terá capacidade de analisar fatos e argumentar para defender uma tese de forma pertinente. “A prova de redação é uma prova de leitura e escrita. Quem quiser escrever bem, precisa ler tudo o que lhe cair nas mãos”.

O professor também explica que o aluno não deve ficar só na leitura. Não adianta ter bons argumentos e não saber colocá-los de forma correta no papel. Para ele, o vestibulando também deve escrever no mínimo uma redação por semana. “Quanto mais escrever, melhor. Só se aprende a escrever, escrevendo”, diz.

Como escrever em cada vestibular?

Para cada vestibular, existe uma banca examinadora. Geralmente, o que é exigido em uma prova, não é levado em consideração em outra. Leia as dicas do professor do Criar, Luiz Cláudio Jubilato, sobre como escrever em cada exame.

Fuvest: Importante saber argumentar estabelecendo relações de ideias.

Unesp: Importante conhecer os fatos atuais. Saber usar dados, exemplos, relatos e testemunhos para defender a sua tese.

Unicamp: O aluno deve praticar todos os gêneros textuais possíveis, como cartas, narrativas, manifestos e depoimentos.

A oficina terá duas horas de duração. O professor abordará como é a prova de cada vestibular (Fuvest, Unesp e Unicamp) e dará dicas para cada um deles. A entrada é gratuita. A Fnac fica no Ribeirão Shopping, Av. Cel Fernando Ferreira Leite, 1540, Jd. Califórnia, Ribeirão Preto/SP. Mais informações na secretaria do Criar (16) 3610 2417.

Leia mais em: Criar Sistema de Ensino de Língua Portuguesa


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.