Photobucket

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Congresso irá debater a criação de cidades digitais no Paraná


(Reprodução)





Objetivo do evento é reunir sociedade, prefeitos, gestores públicos e vereadores de todos os municípios do Estado, com o propósito de estimular o aumento das localidades que oferecem o sinal gratuito aos cidadãos

Fonte: Imprensa - FIEP

A Rede de Participação Política (RPP) – iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) – realizará no dia 14 de setembro, em Curitiba, o seu 3º Congresso. Neste ano, o tema central será as Cidades Digitais no Paraná. De acordo com o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, a ideia é reunir sociedade, prefeitos, gestores públicos e vereadores de todos os municípios do Estado, com o propósito de estimular o aumento das localidades que oferecem o sinal gratuito de internet aos seus cidadãos.

Desde que iniciou a série de reportagens Cidade Digital, a equipe de reportagem da RPP identificou pelo menos 13 cidades que já possuem sistemas próprios de distribuição do sinal à população, o que já beneficia cerca de 30 mil pessoas no Paraná. Prefeitos de algumas dessas localidades apresentarão durante o Congresso seus modelos para implantação dos projetos.

O objetivo do Congresso é mostrar também fontes de financiamento, bem como os trâmites legais para se tornar uma cidade digital. "Estimular este processo é beneficiar o coletivo, de elevar para uma condição mais igualitária todas as pessoas que estão à margem. A internet gratuita significa que se cria uma base, um ambiente para amplificação de campanhas, interligação de bairros e cidades, interface da sociedade com o governo, entre outros", destaca o coordenador da RPP.

Outro exemplo que será apresentado durante o Congresso da Rede de Participação Política será a experiência do Uberaba, que desde maio deste ano passou a disponibilizar internet gratuita aos moradores e se transformando assim no primeiro bairro digital de Curitiba. O modelo se difere dos demais existentes no país pelo pioneirismo, já que foi articulado e executado por voluntários ligados à RPP, juntamente com a Associação Comercial e Industrial do Uberaba e Região (ACIUR) e parceiros, como a Dipelnet, responsável pela execução estrutural e técnica da proposta. Atualmente, existem duas antenas transmissoras de sinal via wi-fi funcionando na região, com mais de 800 cadastrados e potencial para atingir cerca de 17 mil moradores.

As inscrições para o 3º Congresso da Rede são gratuitas e podem ser feitas no site www.participacaopolitica.org.br.

Leia mais em: Rede de Participação Política (RPP) - Cidade Digital

FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.