Photobucket

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Parceria entre Prefeitura e iniciativa privada fortalece coleta seletiva em Ponta Grossa - PR

(Reprodução)












Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis


Fonte: Érica Busnardo/PMPG

A entrega do caminhão para a coleta seletiva, feita pela Heineken do Brasil, e da prensa, doada pela Tetra Pak, mostrou mais uma vez que a parceria entre a administração pública (municipal e estadual) e a iniciativa privada é uns dos caminhos para a sustentabilidade ambiental. Além disso, essa parceira, cada vez mais constante no governo Pedro Wosgrau Filho, promove a inclusão social e melhor distribuição de renda ao agregar mais pessoas ás Associações de Catadores de Materiais Recicláveis.

A constatação deste benefício surgge da principal parte envolvida quando se trata da inclusão social e meio ambiente. Nelson Natal, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Oficinas (Acamaro), tem boas perspectivas com doações, como as feiras nesta segunda-feira: “não somos apenas catadores, temos uma profissão”. A frase foi dita para uma platéia de associados que acompanhavam a solenidade de entrega da prensa e do caminhão. Participaram do ato o prefeito Pedro Wosgrau Filho, o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária, Fernando de Paula, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luis Tarcisio Mossato, o gerente da fábrica da Heineken em Ponta Grossa, Roberto Mansano Hernandes, e o gerente da unidade da Tetra Pak em Ponta Grossa, Vladimir Bósio.

“Somando os esforços conseguimos cada vez mais melhorar a vida de todos os pontagrossenses. E o trabalho da coleta seletiva no municipio com a participação daqueles que fazem essa separação do lixo e daqueles que dão a destinação correta mostra que a consistência ambiental da população aumenta dia-a-dia”, disse o prefeito Pedro Wosgrau Filho. A nova prensa e o novo caminhão vai permitir um aumento da coleta seletiva no municipio. Segundo o secretário Fernando de Paula, a cada real investido nas associações de catadores do municipio mais famílias serão beneficiadas e, conseqüentemente, uma cidade melhor.

A prensa, doada pela Tetra Pak, foi destinada para os trabalhadores da Acamaro e dará mais agilidade ao serviço, aumentando o número de fardos prensados e maior lucro para os associados. A antiga máquina da associação era capaz de prensar fardos com cerca de 100 kg de lixo reciclável. Já a nova consegue prensar 200 kg. Já o caminhão será empregado no programa Ponto de Entrega Seletiva (PEV), onde a população contribui para a seleção encaminhando o material reciclável para os pontos destinados especificamente para esta função. O PEV funciona em seis pontos instalados nos supermercados Tozetto e no Supermercado Arco-Íris.

Leia também: COLETA SELETIVA: Trabalho torna municipio mais próximo a meta do “desperdício zero”

Visite: Portal de Ponta Grossa - PR


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.