Photobucket

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Curitiba irá discutir o futuro das cidades na II Conferência Internacional de Cidades Inovadoras – CICI2011

(Divulgação)













Evento organizado pelo Sistema Fiep vai reunir 4 mil pessoas e mais de 200 cidades de todo o mundo entre os dias 17 e 20 de maio de 2011

Fonte: Imprensa - FIEP

Como deve ser a cidade ideal para o futuro? Essa é a questão chave da II Conferência Internacional de Cidades Inovadoras – CICI2011, que será realizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) entre 17 e 20 de maio de 2011, no Cietep, em Curitiba. Esta edição está repleta de novidades. Além das discussões que serão retomadas, como o reflorescimento das cidades, a reinvenção do governo a partir das cidades, a governança do desenvolvimento das cidades, e a cidade-rede e rede de cidades, este ano os temas centrais serão voltados às cidades ideais para o futuro: cidades digitais; cidades educadoras; cidades empreendedoras; cidades geradoras de energia limpa e cidades inteligentes.

Para garantir o alto nível das discussões, nomes importantes do Brasil e do exterior já confirmaram presença a frente dos painéis que serão apresentados, como o físico austríaco Fritjof Capra, o economista norte-americano Jeremy Rifkin, o diretor da Global Governance Initiative, Parag Khanna - assessor da campanha do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, e o médico e especialista em Redes Sociais americano, Nicholas Christakis. O Brasil também trará grandes nomes como o antropólogo Tião Rocha, o arquiteto Jaime Lerner, o especialista em desenvolvimento local, capital social e redes sociais, Augusto de Franco, a curadora do Encontro de Twiteiros do Brasil, Fernanda Musardo e o idealizador da CICI e também presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Copa do Mundo de 2014

Outra novidade da CICI2011 é pensar no modelo ideal de cidades que irão sediar os jogos de futebol da Copa do Mundo de 2014, que será realizada em 12 capitais brasileiras. Todas as cidades irão participar do evento, apresentando seus projetos e o que já estão fazendo de inovador para promover o evento. As cidades de Stuttgart (Alemanha) e Durban (África do Sul) também foram convidadas para falar de suas experiências na realização de copas passadas.

Interatividade – Assim como na edição do ano passado, a CICI2011 também irá desenvolver ações de interatividade com os participantes. A grande novidade para este ano será o globo das cidades. Será instalado no centro do evento, um globo de telas representando as cidades temas do evento. Nestas telas serão projetadas em realidade futura, as principais discussões abordadas em cada tema, em tempo real.

Na primeira edição, a rede social Twitter foi a sensação do evento e será mantida e ampliada este ano. Todas as salas terão telas gigantes onde as mensagens postadas na rede citando o evento serão automaticamente transmitidas para estas telas.

CICI2010

A CICI é um projeto que faz parte da iniciativa Cidades Inovadoras, um movimento articulado em rede, que promove e apoia ações com foco na sustentabilidade, equilíbrio social e maior harmonia entre o homem e o meio ambiente.

Desde 2004, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) debate formas de estimular o desenvolvimento econômico e social do estado para dar sustentação ao avanço do setor industrial, gerando diversos projetos e ações que, em 2010, formaram o Programa Cidades Inovadoras, uma iniciativa do Sistema Fiep, com know how do Centro Internacional para Formação de Atores Locais (CIFAL) e do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD).

O objetivo é estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios sustentáveis por meio de um conjunto de ações e soluções.

A primeira edição da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras – CICI2010 superou todas as expectativas de público e conteúdo. O evento recebeu mais de 3 mil participantes e 200 cidades de todo o mundo para assistir os painéis dos 105 conferencistas convidados. Muitas ideias e projetos nasceram a partir da CICI2010. A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras estimulou o debate e despertou a vontade de fazer diferente de muita gente.

Confira a programação completa da II Conferência Internacional de Cidades Inovadoras no site:


II Conferência Internacional de Cidades Inovadoras – CICI2011


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.