Photobucket

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um robô com sensibilidade nas pontas dos dedos


O workerbot é aproximadamente do mesmo tamanho de um ser humano. (© pi4_robotics GmbH, Berlin)













O pi4 workerbot tem também uma variedade de expressões faciais.
Se o seu trabalho seguir suavemente, ele vai sorrir feliz.
Se lhe parecer entediado, ele estará esperando por trabalho
.


Fonte: NASA Tech Briefs
Tradução: Almanakut Brasil


Dois braços, três câmeras, a sensibilidade nas pontas dos dedos e uma variedade de expressões faciais - estes são os traços distintivos do pi4 workerbot. Similares em tamanho a um ser humano, ele pode ser empregado em qualquer estação de trabalho moderno em um ambiente de produção industrial. Sua finalidade é ajudar a manter a produção europeia competitiva.

Imagine o seguinte: Com muito cuidado, um robô pega uma roda dentada numa mão, uma caixa na outra, e coloca os dois juntos. Quando não se envolver de imediato, ele interrompe o seu movimento. Lentamente, ele torce a volta da roda de engrenagem um pouco e tenta novamente. Desta vez, as ranhuras da roda facilmente em sua montagem. O robô sorri, e coloca a peça corretamente montado sobre a esteira. O pi4 workerbot é a jóia da coroa do projecto financiado pela UE pesquisa PISA, que visa introduzir maior flexibilidade na produção industrial em massa usando robôs em processos de montagem.

Um estado-da-arte da câmera 3D na testa do robô capta seus arredores geral, enquanto outras duas câmeras são utilizadas para fins de fiscalização. Os pesquisadores também dotou o robô com capacidade de aderência. "Se você definir a intensidade do aperto corretamente, ele vai ter de segurar um ovo sem quebrá-lo", disse o Dr.-Ing. Dragoljub Surdilovic, chefe do grupo de trabalho do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Produção e Tecnologia de Design IPK, em Berlim.

Leia mais em: Fraunhofer-Gesellschaft

Ou em: NASA Tech Briefs magazine


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.