Photobucket

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lapa (PR) - Capital Brasileira da Cultura 2011

(Reprodução)















Capital Brasileira da Cultura 2011

Fonte: ONG CBC

A cidade da Lapa (Paraná) foi eleita pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais como Capital Brasileira da Cultura 2011, em reconhecimento ao seu rico patrimônio histórico e cultural, um dos mais importantes e conservados da região sul do Brasil.

Com cerca de 42 mil habitantes e situada a 62 km de Curitiba, a cidade possui 235 edifícios, no seu centro histórico formado por 14 quarteirões, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde se destacam o conjunto arquitetônico da Rua do Cotovelo, Theatro São João, Museu de Armas, Casa Lacerda, Casa Vermelha e o Museu Histórico. No patrimônio cultural imaterial destacam-se as Congadas, a Noite Lapiana e as diversas festas religiosas e populares, além da gastronomia influenciada pelo movimento tropeirista.

Por ocasião da comemoração do centenário da proclamação da República em 1989, a Lapa recebeu o título de “Capital Cívica do Brasil” em razão de ter sido cenário de importante episódio histórico durante a Revolução Federalista, em 1894. Uma legião de 639 homens formada por forças regulares e de patriotas lapianos, chefiada pelo Coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, enfrentou bravamente e caiu diante das forças revolucionárias riograndenses formadas por cerca de 3.000 combatentes, no famoso “Cerco da Lapa”, que durou 26 dias. A resistência desta pequena cidade e de seus heróis proporcionou ao governo de Floriano Peixoto, o tempo suficiente para reagrupar as forças necessárias para deter o exército federalista, mantendo assim a república no Brasil.

O Bureau Internacional de Capitais Culturais www.ibocc.org é um organismo internacional com sede em Barcelona (Espanha) que criou os projetos Capital Brasileira da Cultura, Capital Americana da Cultura, Capital da Cultura Catalã, Capital da Cultura Espanhola e US Capital of Culture.
Até hoje foram eleitas como Capital Brasileira da Cultura as cidades de Olinda (PE) 2006, São João del Rei (MG) 2007, Caxias do Sul (RS) 2008, São Luís (MA) 2009 e Ribeirão Preto (SP) 2010.

O projeto Capital Brasileira da Cultura está sendo implementado pela ONG CBC com o apoio do Ministério da Cultura, Discovery Networks Latin América / US Hispanic e SESC TV.

Em 2010, A Capital Brasileira da Cultura, foi a cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo.

Leia mais em: CBC - Capital Brasileira da Cultura


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.