Photobucket

domingo, 23 de janeiro de 2011

Rede ABRAÇO de Rádios Comunitárias

(Divulgação)










"COMO MONTAR UMA RÁDIO COMUNITÁRIA"

Fonte: Rede ABRAÇO

A Rede ABRAÇO de Rádios Comunitárias é um espaço horizontal de troca de conteúdos entre as rádios comunitárias; é um meio para viabilizar o intercâmbio cultural entre as regiões. As emissoras, ou ABRAÇOS estaduais, podem postar programas no Portal da Rede ABRAÇO ou realizar transmissões, ao vivo, de eventos cultuais ou de interesse público. Os programas, e as transmissões, estarão disponíveis no Portal para dowload, ou retransmissão, pelas emissoras comunitárias integrantes da Rede.

A Rede ABRAÇO está baseada no principio do compartilhamento livre de conteúdos culturais e jornalísticos. Todo o material disponibilizado na Rede deverá permitir a livre reprodução, desde que citada a fonte.

O compartilhamento de programas permite o intercâmbio cultural horizontal e democrático, rompendo como o paradigma da rede tradicional (brodcasting) baseada em uma fonte emissora (centro) que distribui a informação para o resto do país ou região (periferia). Este modelo é centralizador e projeta a cultura de uma região (no caso do Brasil o sudeste) para o resto do país, criando modelos de comportamento, e de consumo, padronizados. Já uma rede horizontal, e policentrica, permite que todos os seus membros sejam, em algum momento, cabeças de rede (emissores).

Esta interação dialética entre emissor–receptor cria um espaço democrático, e plural, de intercâmbio cultural. Permitindo uma multiplicidade de vozes e de olhares sobre a cultura brasileira. Assim as diferentes regiões do Brasil podem divulgar a sua cultura e, ao mesmo tempo, conhecer o que é produzido em outras localidades. Dessa forma a Rede ABRAÇO integra-se ao generoso movimento da cultura livre, que defende a liberdade de circulação de informação e conhecimento. Contrapondo-se a apropriação privada da produção cultural e tecnológica.


Leia mais em: Rede ABRAÇO de Rádios Comunitárias


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.