Photobucket

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cursos do EAD SENAR, pela Internet, colaboram para o desenvolvimento de produtores rurais

(Divulgação)









Educação (Metodologia), Oportunidades de Negócios e Trabalho para Mulheres



Fonte: Canal do Produtor - Da Redação



O curso online “Com Licença, Vou à Luta” tem conquistado as mulheres do campo. O curso é voltado para produtoras e trabalhadoras rurais e ensina como gerenciar a propriedade e, com isso, melhorar a renda e a qualidade de vida da família.

O "Com Licença, Vou à Luta" já formou 3 turmas com participantes de todo o Brasil, como Ana Cristina do N.Versari. Ela enviou o depoimento abaixo para o Canal do Produtor:

"Os cursos EaD para muitos de nós é algo novo e diferente, inspiram qualidade duvidosa e parecem não ter a mesma eficácia dos cursos tradicionais e presenciais. Seria muito bom revermos estes padrões de opinião.

Com relação à denominação, a educação à distância (doravante EaD), é uma forma de ensino que permite ao aluno, mesmo não estando fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, fazer seu auto estudo em seu tempo disponível, com horários flexíveis.

Os cursos EaD propiciam certas comodidades, vantagens, benefícios muito bem vindos ao nosso cotidiano, dentre os quais, estar em nossas próprias casas ou ambientes de trabalho , sem necessidade de enfrentarmos trânsito e muito tempo no trajeto. Certamente, muitos cursos deixamos de frequentar por causa da incompatibilidade dos horários e por serem muito distantes de onde vivemos. Os cursos presencias têm suas características positivas, como muitos de nós já observamos, porém esta nova possilidade de aprendizado virtual, permite a complementação dos mesmos.

Pois bem, engana-se quem pensa que só os que dominam muito o computador e a navegação na internet são capazes de realizá-los. Tendo noções básicas de computação, com persistência, dedicação e vontade, é possível sim. Porém é adequado planejar o tempo, a melhor hora do dia ou noite para tal e, de acordo com nossas necessidades, alguns momentos nos finais de semana.

Tais cursos EaD contribuem para desenvolver em nós a autodisciplina, ambientação com o espaço virtual, ampliação dos nossos conhecimentos, aquisição de novos e enriquecimentos pessoal e profissional. Soma-se ainda, a possibilidade de conhecer, comunicar-se e interagir com pessoas de várias partes do Brasil , com culturas e realidades diferentes, porém com mesmos ideais e anseios.

Dentre várias opções de cursos EaD existentes na internet é de grande valia e extrema importância destacarmos para as pessoas do setor rural, os cursos EaD SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), órgão do sistema CNA, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, sendo que esta tem o objetivo de organizar, administrar e executar no território brasileiro o ensino da formação profissional rural e a promoção social do trabalhador rural.

Dentre os cursos relevantes que o mesmo disponibiliza enfocamos o curso Com Licença Vou à Luta, do Programa Empreendedorismo para Mulheres . Este curso é proporcionado especialmente para mulheres ligadas a este setor ou que tenham alguma ligação pessoal ou profissional com o mesmo. Segundo Daniel Carrara, Secretário Executivo do SENAR, cursos como este, são importantes para o próprio desenvolvimento da propriedade. Hoje, grande parte das mulheres é responsável pela unidade familiar. O curso vem para transformar a participação feminina como fator decisivo para o sucesso da empresa rural.

É um curso destinado a capacitar mulheres, produtoras rurais, para a gestão de seus negócios agropecuários com maior eficiência e apresenta entre vários tópicos, empreendedorismo, gestão financeira e liderança. Mesmo assim, para aquelas que no momento não estejam em atividade na área rural, porém que percebam a necessidade do conhecimento de assuntos pertinentes ao setor , é um curso que pode antecipar esta inserção e possibilita a colaboração com pessoas próximas ou familiares que estejam neste segmento. O aprender nunca é demais e é muito melhor possuir um conhecimento prévio de um assunto quando se precisa, para atuar ou favorecer alguém.

Quem realiza um Curso EaD SENAR tem ao seu dispor o tutor, que é o professor ou professora do curso. Este faz a orientação, apoio e atendimento sobre os assuntos abordados no curso, respondendo dúvidas relacionadas a conteúdo.

Existe também a monitoria, composta por pessoas que são assistentes para qualquer outra dúvida ou com relação em como utilizar as ferramentas virtuais. Estes profissionais estão à disposição dos alunos diariamente, durante a realização do curso e o atendimento é feito através de chats, fóruns, tira-dúvidas, mensagens e/ou e-mails. Igualmente ao que acontece em um curso presencial, o aluno é atendido e muito bem.

O trabalho destes profissionais proporciona um alicerce e suporte seguros para que a ambientação virtual dos participantes, entendimento do conteúdo, realização de atividades, participação e a interação com os outros alunos aconteça de forma segura e agradável. Isto para o aluno, traz ainda mais satisfação em realizá-lo, planejar o tempo e aprender mais.

Por fim, como um depoimento pessoal de alguém que participou da primeira turma do curso Com Licença Vou à Luta, anteriormente mencionado, expresso que o mesmo contribuiu para a desmistificação de meus prévios conceitos sobre cursos EaD, particularmente relativos ao SENAR.

Foi uma experiência gratificante que permitiu conhecimentos sobre assuntos relacionados ao meio rural, porém em algumas circunstâncias com aplicabilidade à rotina diária, independente do papel que alguém possa desempenhar.

O formato do curso é envolvente e dinâmico apresentando conteúdos construtivos e significantes. Foi uma experiência que consolidou a certeza de que, através desta ferramenta tecnológica, a formação, o aperfeiçoamento pessoal e profissional é viável com o objetivo de obter todos benefícios e contribuições que o mesmo pode proporcionar . Para quem acredita, persiste e sabe que é capaz, este novo instrumento tecnológico pode e deve ser usado para a melhoria do ambiente em que se trabalha e vive."

Ana Cristina do N. Versari - Professora do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública do Paraná, Secretária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Paiçandu-PR., e esposa de Produtor Rural.


Vale lembrar que as incrições para o Curso "Com Licença Vou à Luta" e outros do EAD SENAR estão abertas no endereço: http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.