Photobucket

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Programação Dia Mundial do Turismo no SESC Ribeirão Preto

(Divulgação)








Roteiros levam os participantes à reflexão sobre o papel do turismo na conservação da sociobiodiversidade


Fonte: Gisleine Durigan - Comunicação SESC RP



Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, o SESC Ribeirão Preto preparou uma programação especial. Em 2010, em sua 31ª edição, as comemorações das unidades do SESC SP, da Capital, Litoral e Interior buscam apresentar aos participantes a importância da conservação da sociobiodiversidade e ajudá-los a refletir sobre a inclusão da perspectiva humana no ambiente natural e sobre as relações socioculturais ali inseridas. Passeios, oficinas e contação de história integram a diversificada programação que acontece durante o mês de setembro.

Ainda no começo do mês, no dia 08, tem início a oficina “Viajando pela Gastronomia Paulista”, com uma programação interativa, degustativa e lúdica. A ministrante Nana Sguilla apresenta as influências culturais que moldaram o cardápio da culinária do estado de São Paulo. A oficina abrange desde a questão das primeiras civilizações e as imigrações, até a produção agropecuária e o cultivo de grãos e fruticultura, fatores que determinaram a diversidade gastronômica do estado. A oficina que será realizada nos dias 08, 15, 22 e 29, quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, ainda conta com a preparação de receita e degustação de alguns típicos pratos da culinária paulista.

Um roteiro que também faz parte da programação é “Passeando com os Mitos”, um passeio diferente, com contação de histórias, no qual os participantes vão conhecer a melhor forma de proteger a mata e seu entorno. Sob coordenação do ecólogo Perci Guzzo, o grupo visitará a Estação Ecológica de Ribeirão Preto, conhecida como Mata de Santa Teresa, unidade de conservação mais importante na Bacia do Médio Pardo e que pertence ao Bioma da Mata Atlântica. Seus 180 hectares abrigam uma grande variedade de espécies da flora e da fauna de nossa região.

Além da visita, Rafael Bougleux contará a história “Guardiões da Mata” com personagens que habitam o imaginário popular. Uma batalha que aconteceu em uma mata sem nome - de um lado o bicho homem, do outro, Caipora, Curupira e Comadre Florzinha se unem para defender os bichos e as plantas. O passeio será realizado nos dias 11 e 25, sábados, com saída do SESC, às 10h.

Para fechar o mês, haverá o “Passeio Sinestésico”, gratuito, com a Cia Cornucópia, no dia 29, quarta, a partir das 19h, no Galpão de Eventos. O viajante, tendo os sentidos guiados pela audição de poesia de autores brasileiros, de olhos vendados, e acompanhados de seu guia, passa por diversas estações e cria sua paisagem a partir dos sons, cheiros, texturas e sabores do local. Sinestesia é a relação subjetiva que se estabelece, espontaneamente, entre uma percepção e outra que pertença ao domínio de um sentido diferente, por exemplo, um perfume que evoca uma cor, um som que evoca uma imagem, entre outros.

SESC Ribeirão Preto
Rua Tibiriçá, 50, Centro
Central de atendimento
(16) 3977-4477

Veja a programação completa em: Dia Mundial do Turismo - SESC RP

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.