Photobucket

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Censo Demográfico 2010 - IBGE

(Divulgação)



















Censo poderá ser acompanhado em site, redes de relacionamento e pelas comissões de geografia e estatística

Fonte: Comunicação Social - IBGE


Começou nesse domingo, 1º de agosto de 2010, o 12º Censo Demográfico brasileiro. Ao longo desta semana e pelos próximos três meses, 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos. Seja nos cerca de 58 milhões de domicílios particulares, seja em orfanatos, asilos e outros domicílios coletivos, nenhum brasileiro ficará de fora dessa mega operação, que envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.

O Censo 2010 mostrará um país mais escolarizado, mais inserido no mundo digital, mais envelhecido, com nível de renda melhor, com padrões mais difundidos de acesso aos produtos de consumo, com novas estruturas familiares e com a crescente presença da mulher no mercado de trabalho e no ensino superior. Esse é o retrato que vamos registrar”, afirma o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, avaliando as transformações pelas quais o Brasil passou na última década.

Para conseguir tirar essa fotografia mais nítida possível dos brasileiros e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente.

Um país que conhece a si mesmo só tem a ganhar.

Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link IBGE - RECENSEADORES.

O site do Censo 2010 terá informações atualizadas sobre a pesquisa. Além disso, será possível acompanhar o trabalho em redes sociais como Twitter e Facebook, além de assistir a vídeos no Youtube. O andamento da coleta de dados e os resultados parciais do número de habitantes de cada município também serão acompanhados pelas Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs), que unem o IBGE a representantes de governos locais, da iniciativa privada e da sociedade em geral e representam a garantia de transparência do trabalho feito pelo instituto.

Leia mais em: IBGE - CENSO 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.