Photobucket

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mil pessoas devem participar do Encontro de Agentes Cidades Inovadoras, em Curitiba

(Divulgação)











Qualidade de vida

Fiep faz mobilização pelo desenvolvimento


Fonte: Imprensa - FIEP



Cerca de mil pessoas vão se reunir no Cietep, em Curitiba, no dia 17 de julho para debater ações com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da cidade. Idealizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Encontro de Agentes Cidades Inovadores é uma grande chamada para que moradores de Curitiba e Região Metropolitana se engajem em atividades que possam transformar o ambiente onde vivem.

O Encontro faz parte da iniciativa Cidades Inovadoras, um programa da Fiep que reúne diversas ferramentas para a promoção do desenvolvimento, e vai permitir que os participantes entrem em debates divididos em 24 grupos. Sete deles estarão voltados para discussões em torno de temas prioritários para o avanço da cidade, como mobilidade, saúde e governança. Outros 17 grupos serão divididos por áreas de Curitiba e Região e debaterão ações locais.

“O objetivo do encontro é fazer com que as pessoas que querem viver em um lugar melhor, mais inovador, arregacem as mangas”, explica Augusto de Franco, consultor especializado em desenvolvimento e um dos organizadores do evento. “Os participantes vão dizer como vão começar a trabalhar para melhorar o ambiente onde vivem.” Ele ressalta que os interessados terão liberdade para escolher os grupos dos quais querem fazer parte.

O evento começa às 9 horas e terá atividades até o fim da tarde, quando serão apresentadas as sugestões que despontarem durante os debates. Pela proposta do encontro, devem aparecer ideias bastante variadas, de pequenas intervenções em um bairro a projetos de longo prazo. “Esperamos que surjam sugestões que possam ser aproveitadas posteriormente. Também é importante destacar que o evento é uma oportunidade para que se façam novos contatos entre pessoas com interesse no desenvolvimento da cidade”, afirma Marília de Souza, coordenadora dos Observatórios Sesi/Senai.

O Encontro de Agentes é aberto a qualquer pessoa que esteja envolvida ou queira fazer parte de atividades voltadas ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida do local onde moram e trabalham. A participação é gratuita e mais informações estão no site www.cidadesinovadoras.org.br.

Projetos – O Encontro de Agentes está ligado a dois projetos que fazem parte da iniciativa Cidades Inovadoras: o Cidades 2030 e as Redes de Desenvolvimento Local. As duas ações têm como missão apoiar cidades e comunidades na organização de planos de desenvolvimento que as ajudem a encontrar o caminho da inovação e do crescimento sustentável. Mais recente entre os dois, o Cidades 2030 apresenta uma metodologia para que municípios elaborem planos de desenvolvimento de longo prazo – o primeiro a ser finalizado foi o Curitiba 2030, e no momento já está em andamento o Londrina 2030.

As Redes de Desenvolvimento Local são um projeto de atuação pontual, que auxilia comunidades a formar planos de ação de curto e médio prazo. Agentes levam aos bairros das cidades uma metodologia para que se criem grupos dentro da comunidade para avaliar as prioridades e encontrar uma forma de melhorar a qualidade de vida na região.

A ideia por trás da iniciativa Cidades Inovadoras é a de que não é suficiente que a indústria invista em inovação e na expansão sustentável de suas atividades se isso não for acompanhado de uma evolução do ambiente onde ela está inserida. Criado pela Fiep, o Cidades Inovadoras conta hoje com o know how do Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal), ligado ao Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar) e que desde o início ano está abrigado na Fiep, e pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD).

Leia mais em: Sistema FIEP

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.