Photobucket

segunda-feira, 21 de junho de 2010

SESC Ribeirão promove Palestra “Ecologia Urbana”, com entrada gratuita

(Foto: SESC-RP)













Perci Guzzo, ecólogo e mestre em Geociências, apresentará conceitos e instrumentos da ecologia das cidades


Fonte: Gisleine Durigan - Comunicação/SESC RP

Nesta terça-feira, dia 22, o ecólogo e mestre em Geociências, Perci Guzzo, ministrará a palestra “Ecologia Urbana”, no Auditório do SESC Ribeirão, às 20h, com entrada gratuita.

Para educadores, professores e interessados em geral, serão apresentadas as funções da Ecologia Urbana, assim como sua definição e integração com outras áreas do conhecimento, além das contribuições para a promoção e abrigo da vida. O ecólogo discorrera, ainda, sobre planejamento de espaços livres urbanos, instrumentos de gestão ambiental e o papel da vegetação na proteção aos recursos do meio ambiente.

A Ecologia, ciência que cuida das inter-relações entre os seres vivos, incluindo o homem e seu meio físico-químico, insere-se no campo das Ciências Naturais. Nas últimas décadas, ganhou também uma dimensão política e cultural, surgindo termos como ecodesenvolvimento, desenvolvimento sustentável e sócio-ambientalismo, demonstrando tamanho envolvimento das questões sociais, econômicas, filosóficas e espirituais com as questões relativas aos meios físico, químico e biológico.

Integrada à Economia, à Sociologia e à Cultura, a Ecologia Urbana constitui-se numa importante base para novas formas de desenho das cidades, projetando espaços que abriguem e proporcionem vida, em seu mais amplo conceito. Para isso, envolve o estudo da biodiversidade em áreas urbanas, relacionado à diversidade de habitats; do clima urbano e influência nas plantas e animais; dos fluxos de energia e matéria; do solo, subsolo, atmosfera e água como fornecedores de suporte para diferentes espécies; de biótopos urbanos e de sustentabilidade.

O Planejamento de Espaços Livres Urbanos é uma ferramenta técnica de gestão urbana que busca a construção de cidades mais saudáveis e sustentáveis. Com a associação dos instrumentos de gestão ambiental urbana (normatização, licenciamento, monitoramento, fiscalização, zoneamento, educação, marketing e comunicação social) preocupa-se em resguardar a qualidade ambiental do ambiente urbano e, conseqüentemente, a qualidade de vida dos seus habitantes.


Palestra “Ecologia Urbana”
Auditório – SESC Ribeirão
Dia 22/06 – terça-feira
Horário: 20h
Classificação: livre
Grátis

SESC Ribeirão Preto
Rua Tibiriçá, 50, Centro
Central de atendimento
(16) 3977-4477

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.