Photobucket

quinta-feira, 17 de junho de 2010

I Jornada de iniciativa Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura

(Divulgação)









Fonte: Agência Hora da notícia


A I Jornada de iniciativa Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura tem como objetivo reunir intelectuais latino-americanos para examinar criticamente os processos políticos, sociais, econômicos, culturais e jurídicos da região, apresentando em um dia de palestras, debates e soluções para as problemáticas atuais do subcontinente americano.

Baseando-se nos resultados obtidos nos Encontros promovidos pelo ILADISC- Iniciativa Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura, realizaremos a I Jornada do ILADISC, sendo uma proposta que tem como meta repercutir os mesmos resultados positivos alcançados nos Encontros Internacionais desde a primeira reunião em 2007.
Tendo como objetivos específicos a realização de um ciclo de palestras com duração de 20 minutos para a apresentação de cada profissional e um ciclo de debates ao final de cada painel temático com duração de 10 minutos, com a participação dos demais presentes no Jornada.

Os temas da Jornada seguem abaixo:
1.Sociedade e Política
2.Integração e Desigualdade
3.Economia e Desenvolvimento
4.Integração e Cultura

Todos os trabalhos apresentados devem estar em consonância com os temas supracitados e serão posteriormente publicados e distribuídos no Brasil e no exterior.
Por que tomou a iniciativa de realizar o projeto?

O Primeiro Encontro Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura foi idealizado em uma reunião do Corredor de Las Ideas, em Santiago, Chile, no primeiro semestre de 2007.

O Corredor de las Ideas del Cono Sur é uma iniciativa independente de reunir humanistas e cientistas sociais, estudiosos do pensamento e da cultura latino-americana, procedentes da região entre a costa central do Chile e a costa sul do Brasil (Valparaíso-Porto Alegre), que tem como objetivo principal pensar a integração do Cone Sul, assim como contribuir com sua perspectiva epistêmica e sua instalação institucional. Esta contribuição se articula sobre a égide de três princípios: democracia, identidade e direitos humanos.

Podendo participar do Corredor qualquer profissional de qualquer lugar do mundo, não somente da região, contribuindo assim com um maior intercâmbio de idéias e um maior interesse pela região.

A I Jornada nasceu como uma oportunidade de vinculá-la a um evento independente com características jurídicas, sociológicas e culturais da América do Sul, sendo um braço autônomo do Corredor de Las Ideas e ILADISC, vinculado às Redes Intelectuais da América Latina e do Caribe, também aberto aos profissionais de áreas científicas distintas de todas as partes do mundo.

É nesta seara que surge como uma nova oportunidade de reunir os pesquisadores interessados na Região e auxiliar na interação e integração regional nos diversos campos do saber.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO E REALIZAÇÃO DO PROJETO

A I Jornada Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura será realizada no dia 18 de junho, no Auditório Mario Lorenzo Fernandes – SINDICONT- RJ, Rua Buenos Aires, nº 283, 6º andar – Centro, teremos a presença de convidados, expositores e ouvintes, atividades iniciando-se às 09h00 da manhã e término às 19h00 e a apresentação da Mesa Jovem.
Os idiomas oficiais do Jornada serão o português e o espanhol; a taxa de inscrição está fixada em R$20,00 (vinte reais).

Apoio: Planeta Voluntários/Almanakut Brasil


Inscrição no site: SINDICONT-RIO

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.