Photobucket

quinta-feira, 22 de abril de 2010

II Bienal de Psicanálise e Cultura oferece cursos abertos ao público

(Divulgação)




















Inscrições abertas com vagas limitadas



Por: Alessandra Possebon - Assessoria de Imprensa


A II Bienal de Psicanálise e Cultura de Ribeirão Preto, que acontece entre os dias 13 e 16 de maio no Centro de Convenções contará com uma rica programação que inclui dois cursos: “A Paixão nas Artes” com Décio Cassiani Altimari e o “Conceito de Paixão em Psicanálise” com Alicia Beatriz Dorado de Lisondo.

As inscrições dos dois cursos, que acontecem nos dias 14 e 15 de maio, das 14h às 15h estão abertas no site da Bienal (www.sbprp.org.br/bienal) para todos os interessados.

Conheça cada curso:

“A Paixão nas Artes”
- Décio Cassiani Altimari

O professor de Genética Médica na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Décio Cassiani Altimari é também conhecido como um grande especialista em Arte, em todas as suas manifestações. Altimari ministra vários cursos de História da Arte, onde divide com o público suas pesquisas, as inúmeras experiências de suas viagens pelo mundo e seu banco de imagens fascinante.
Nesta Bienal o professor falará sobre Picasso que além de ser um personagem fundamental na História da Arte, era um verdadeiro apaixonado pela arte, paixão de tal intensidade que o levou à loucura e ao suicídio. “Sua Arte sempre veio em primeiro (e quase único) lugar”, explica Altimari.
Continuando a trabalhar o tema das paixões relacionado com a arte, Décio contará a saga de Michelângelo e o Grupo do Laocoonte, a de Gericault e a tragédia da fragata "Medusa", e a da Guerra Civil Espanhola e "Guernica".


“O Conceito de Paixão em Psicanálise”
- Alicia Beatriz Dorado de Lisondo

A psicanalista Alicia Beatriz Dorado de Lisondo tem formação em psicanálise de crianças e adolescentes, é professora e coordenadora de grupos de estudo em Psicanálise e atualmente trabalha com pesquisas que buscam discriminar metapsicologicamente os estados autisticos das psicoses.

Em seu curso Alicia falará sobre o desafio de aprender a conter e reconhecer as paixões, como base dos movimentos da razão. “As emoções são o tecido conjuntivo, a ponte, o vínculo que cria a relação entre os seres humanos, do ser humano com o mundo e/ou entre duas partes da personalidade. Elas são a fundação da vida mental”, salienta.

Partindo de que os fundamentos das paixões nascem da relação entre mãe e bebê, Alicia tratará da importância das relações na infância e da necessidade da compreensão das experiências emocionais, a partir de pensadores como Sigmund Freud e Wilfred Bion.

Os interessados devem se inscrever através do site http://www.sbprp.org.br/bienal.

Maiores informações através dos telefones:(016) 3623 7585 / 3911 4243 e 3911 1115

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.