Photobucket

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Informes Abong - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais








OPINIÃO: Juventude exterminada: a vulnerabilidade das crianças e adolescentes em cidades excludentes
Episódios como a chacina promovida pela polícia do Rio de Janeiro em diversas comunidades da cidade, em outubro último, justificadas como reação a ataques promovidos por traficantes, naturalizam a matança de jovens, em particular, jovens negros. Os corpos de garotos, envolvidos ou não com o tráfico, amontoam-se nas vielas e becos, expostos publicamente, filmados e fotografados à exaustão, visando naturalizar a barbárie. Seus assassinatos jamais serão investigados e seus executores, tampouco, responsabilizados, mas isso parece importar a poucas pessoas, talvez apenas aos familiares.

Seminário amplia os laços de cooperação e solidariedade entre organizações brasileiras e francesas

O Colóquio Brasil-França - Cooperação, solidariedade e democracia: a luta contra as desigualdades e exclusão reuniu, nos dias 21 e 22 de outubro, em Brasília, integrantes de organizações não governamentais (ONGs) brasileiras e francesas e membros dos governos brasileiro e francês para tratar de temas como cooperação internacional, direito à cidade, juventude e sustentabilidade ambiental. Os temas transversais do Colóquio foram a democracia e a participação social, com foco nos direitos das populações discriminadas – caso das mulheres, dos jovens e dos negros/as – e no papel das organizações da sociedade civil na luta contra as desigualdades.

Direito à cidade e os desafios da construção de uma política urbana – entrevista com Kazuo Nakano
A cidade como espaço de segregação e violência, principalmente de jovens, o conceito que se opõe a essa realidade – o direito à cidade – foram assuntos abordados pelo Colóquio Brasil-França - Cooperação, solidariedade e democracia: a luta contra as desigualdades e exclusão, principalmente no painel Direito à cidade – juventude e luta contra as exclusões no espaço urbano.

Desenvolvimento versus meio ambiente – entrevista com Daltro Paiva
A difícil relação entre o desenvolvimento econômico e as políticas de proteção ao meio ambiente foi um dos temas abordados durante o Colóquio Brasil-França - Cooperação, solidariedade e democracia: a luta contra as desigualdades e exclusão.

Enchentes completam um ano e Santa Catarina ainda sofre com seus impactos
Quase um ano após enchentes, ações de recuperação e prevenção de novos desastres em Santa Catarina ainda são insuficientes

ABONG lança caderno que recupera seus 18 anos de história
Em 2009, a ABONG, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais faz dezoito anos. E aproveita para publicar Memória ABONG que procura recuperar a sua história.

Clique aqui para ler mais: ABONG

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.