Photobucket

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO DAS LOTERIAS CAIXA















As Loterias CAIXA, em face de um SPAM divulgado na Internet com informações inverídicas sobre o processo de sorteio e apuração das loterias federais, em especial a Mega-Sena, vêm prestar os esclarecimentos necessários à demonstração da transparência e da lisura, que envolve os processos e as operações das Loterias Federais e que também garantem e justificam a credibilidade conquistada junto à sociedade brasileira, ao longo dos mais de 45 anos sob administração da CAIXA.

Como tudo começou
Preliminarmente, é necessária uma breve retrospectiva para que se entenda como essas falsas acusações sobre a Mega-Sena começaram a circular na Internet. A circulação do SPAM, com notícias caluniosas sobre supostas fraudes no processo de sorteio e apuração das loterias federais, chegou ao conhecimento da CAIXA em abril de 2005 e, de imediato, foram adotadas as seguintes providências: acionamento da Polícia Federal para identificação dos responsáveis; elaboração e envio de nota de esclarecimento para todos os endereços eletrônicos constantes das listas de distribuição das mensagens que vários internautas enviaram à CAIXA; ações judiciais contra veículos de comunicação que repercutiram a matéria caluniosa emitindo infundados juízos de valor.

Ao longo desse período, jornais de grande veiculação nacional divulgaram matérias sobre a improcedência dessas notícias, a saber: Jornal do Brasil (RJ), Zero Hora (RS), Correio Braziliense (DF), entre outros. Dentre as matérias jornalísticas que trataram do assunto, destacamos também aquela divulgada pelo IDG Now! (página especializada em tecnologia do portal UOL) sobre um phishing que usa suposta fraude na Mega-Sena para roubar dados bancários de usuários da internet.

O problema é que tais informações infundadas continuam circulando pela rede mundial de computadores e muitos de seus usuários, mesmo sem checar a veracidade dos fatos, repassam as falsas denúncias para longas listas de destinatários. A atitude, mesmo que aos seus autores possa parecer inofensiva, é leviana e pode causar prejuízos inclusive às pessoas que têm a desventura de serem identificadas como autoras do texto.

Portanto, a origem de algumas denúncias que recorrentemente ocupam destaque na imprensa nacional está, em grande parte, na disseminação sem controle desse SPAM com informações caluniosas.


Conclusão
Com os esclarecimentos aqui prestados, esperamos ter dirimido possíveis dúvidas com relação a essa atividade, e demonstrado a responsabilidade, transparência e honestidade com que a Caixa Econômica Federal administra as Loterias Federais do Brasil, o que garante todos os processos envolvidos e a integridade de repasses fundamentais para os beneficiários sociais, que é a razão maior de sua existência.

Colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos julgados necessários.

Superintendência Nacional de Loterias e Jogos da CAIXA


Clique aqui para ler mais: COMUNICADOS IMPORTANTES LOTERIAS

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados, são de responsabilidade dos seus autores.